Curiosidades

Sabemos que aprender uma nova língua nunca é uma tarefa muito fácil, mas alguns idiomas são mais difíceis de aprender que outros. Por que será? Algo que conta muito na facilidade ou dificuldade de aprendizado é a árvore genealógica das línguas, isto é, a origem dos idiomas. O português, por exemplo, faz parte da família […]

Quais são as línguas mais difíceis do mundo?

Sabemos que aprender uma nova língua nunca é uma tarefa muito fácil, mas alguns idiomas são mais difíceis de aprender que outros. Por que será? Algo que conta muito na facilidade ou dificuldade de aprendizado é a árvore genealógica das línguas, isto é, a origem dos idiomas. O português, por exemplo, faz parte da família linguística indo-europeia. Outros idiomas que também fazem parte dessa família – e, que, por isso, são mais fáceis para um brasileiro – são o espanhol, o francês e o italiano. Quanto mais distante na árvore genealógica das línguas, mais difícil é um idioma. Outros fatores que também contam são o alfabeto e a pronúncia. Pensando nesses fatores, montamos uma lista de idiomas bem difíceis para nós, falantes nativos de português.

 

Russo

O russo faz parte da família linguística eslava e usa o alfabeto cirílico, enquanto que, no português, usamos o alfabeto latino.

 

Vietnamita

O vietnamita é da família linguística Mon-khmer e usa o alfabeto latino. A principal dificuldade de aprendê-lo é que ele é uma língua tonal, ou seja, tem palavras que mudam seu significado dependendo do jeito como as pronunciamos.

 

Tailandês

Assim como o vietnamita, o tailandês é uma língua tonal. Mas, diferente do vietnamita, ele faz parte da família kradai. Além disso, ele usa o alfabeto khmer, o que aumenta ainda mais o nível de dificuldade.

 

Mandarim

O mandarim é parte da família sino-tibetana e usa o alfabeto logograma, ou seja, é preciso memorizar milhares de ideogramas. Além disso, é mais uma língua tonal em nossa lista. Apesar da dificuldade, um dos maiores atrativos para aprendê-lo é o número de falantes nativos: 885 milhões de pessoas.

 

Japonês

O japonês é da família japônica e usa o alfabeto logograma, também cheio de ideogramas. Além disso, o japonês é uma língua tonal. Há dois sistemas silabários e cinco de escrita.

 

Coreano

O coreano é uma língua isolada, ou seja, não tem parentes na árvore genealógica linguística. O alfabeto é o hangul.

 

Árabe

O árabe faz parte da família semítica e tem um alfabeto próprio – o alfabeto árabe.

 

!Xóõ

Este é um idioma da família khoisan com 2,5 mil falantes nativos em Botsuana, na África. Para falar a língua, é preciso dominar estalos feitos com a língua no céu da boca – são cinco básicos e 17 adicionais.

 

Tuyuca

O tuyuca é um idioma da família tukano oriental com menos de mil falantes nativos na Amazônia. É uma língua com consoantes simples, vogais nasais e um grande vocabulário.

 

Fontes:

https://super.abril.com.br/cultura/quais-as-linguas-mais-dificeis-de-aprender/

https://www.gqportugal.pt/afinal-quais-sao-as-linguas-dificeis-do-mundo-aprender

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/quais-sao-as-linguas-mais-dificeis-do-mundo/

Ver todas as curiosidades
);