Curiosidades

Que vários países têm mais de uma língua oficial é um fato conhecido por muitas pessoas, mas você sabia que isso também ocorre no Brasil? Por aqui, as únicas línguas oficiais em todo o território nacional são português e libras, mas, de acordo com o IBGE, muitos outros idiomas são falados no país. No Censo […]

Quais países falam o maior número de línguas?

Que vários países têm mais de uma língua oficial é um fato conhecido por muitas pessoas, mas você sabia que isso também ocorre no Brasil? Por aqui, as únicas línguas oficiais em todo o território nacional são português e libras, mas, de acordo com o IBGE, muitos outros idiomas são falados no país.

No Censo de 2010, foram contabilizadas 274 línguas indígenas de 305 etnias diferentes. Além disso, há línguas e dialetos trazidos por imigrantes. Assim, alguns municípios possuem línguas cooficiais, como talian – ou dialeto vêneto –, pomerana, hunrisqueana, nheengatu, tukano, guarani e baniwa.

Este também é o caso de Papua Nova Guiné, que, em 2005, foi considerado o país que fala o maior número de línguas: 840 no total, de acordo com dados da Ethnologue. No entanto, apenas três delas são consideradas oficiais em âmbito nacional: hiri motu, tok pisin e inglês.

O segundo lugar no ranking de países ficou com a Indonésia: apesar de somente o indonésio ser a língua oficial, outros 741 idiomas são falados no território nacional. O terceiro lugar é da Nigéria, que fala 516 idiomas e tem quatro idiomas oficiais: inglês, hauçá, iorubá e igbo.

 

Fontes:

https://www.ethnologue.com/guides/how-many-languages#countries

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6583.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10436.htm

Ver todas as curiosidades
);