Curiosidades

Os idiomas e a linguagem têm como principal finalidade a comunicação entre pessoas. Hoje, é muito rápido enviar mensagens para qualquer lugar do mundo, mas por muito tempo as pessoas viveram isoladas em seus próprios grupos. Não havia meios de comunicação ou de transporte que facilitassem a comunicação. Assim, cada grupo de pessoas desenvolveu sua […]

Por que existem varios idiomas no mundo?

Os idiomas e a linguagem têm como principal finalidade a comunicação entre pessoas. Hoje, é muito rápido enviar mensagens para qualquer lugar do mundo, mas por muito tempo as pessoas viveram isoladas em seus próprios grupos. Não havia meios de comunicação ou de transporte que facilitassem a comunicação.

Assim, cada grupo de pessoas desenvolveu sua própria forma de se comunicar, nomear o mundo que o cercava, contar histórias e transmitir conhecimento. Esta é a origem dos idiomas, e por isso existem tantos no mundo – hoje há mais de 7 mil línguas, de acordo com a enciclopédia de linguística Ethnologue

O idioma é um traço cultural e, como a cultura varia, é difícil imaginar que todas as pessoas, em todos os lugares do mundo, pudessem falar a mesma língua. Além disso, a língua reflete a vivência das pessoas – ainda que todos os habitantes do planeta adotassem um único idioma, cada região utilizaria mais certas palavras, e outras acabariam no esquecimento.

Podemos notar que, mesmo no caso de um único idioma, diferentes regiões utilizam a língua de diferentes formas – em português, por exemplo, o mesmo tubérculo pode ser chamado de macaxeira, aipim, mandioca. Isso sem mencionar a fonética de palavras e algumas construções de frases, que variam bastante dentro do mesmo idioma. Esta é mais uma evidência de como a língua está intimamente relacionada com a cultura e o cotidiano de seus falantes, o que impossibilita a existência de um idioma universal para todo o planeta.

 

Ver todas as curiosidades
);