Curiosidades

Transcrever um áudio nada mais é do que passar o que um ou mais oradores falam para o formato escrito. A conversão de áudio em texto pode ser muito útil para profissionais de diversos setores, como, por exemplo, jornalistas, escritores, pesquisadores, entre muitos outros. Mas como é feito esse serviço? Em primeiro lugar, é importante […]

O que é transcrever um áudio?

Transcrever um áudio nada mais é do que passar o que um ou mais oradores falam para o formato escrito. A conversão de áudio em texto pode ser muito útil para profissionais de diversos setores, como, por exemplo, jornalistas, escritores, pesquisadores, entre muitos outros. Mas como é feito esse serviço?

Em primeiro lugar, é importante ter um áudio inteligível, para que o profissional que vai transcrevê-lo possa compreender bem o que é dito. Por isso, é essencial pensar, antes de uma entrevista, uma palestra, um seminário etc., como será feita a gravação. Assim, os dados são registrados de forma segura e clara.

O passo seguinte é a transcrição propriamente dita, ou seja, transformar o que foi gravado em texto. Hoje, já existem alguns aplicativos e serviços de transcrição automatizada disponíveis tanto para iPhone quanto para Android. A principal vantagem deles é a rapidez, mas eles ainda deixam a desejar quanto à precisão e à formatação do texto resultante. Por isso, são adequados a transcrições com fins informais. Já para documentos que exijam um resultado cuidadoso e formatado de acordo com manuais de escrita e revisão ou com as normas da ABNT, o melhor é contar com profissionais especializados.

O especialista em transcrição é chamado de transcritor, um profissional que, por sua experiência, consegue perceber detalhes do áudio que os conversores automáticos não detectam. A ProWords conta com transcritores que fazem esse trabalho com agilidade e segurança e, além disso, já entregam o texto formatado e revisado.

 

Saiba mais: https://prowords.com/servicos/transcricoes/

Ver todas as curiosidades
);